A escola, além de ser um ambiente voltado para a aprendizagem e processos da educação formal, também é o local onde crianças e jovens desenvolvem e consolidam sua percepção do mundo. A área de recreação é um local onde os alunos tendem a ser mais espontâneos, por não se sentirem observados, agindo, dessa forma, de maneira mais criativa e experimental em sua vivência coletiva.
Recentemente falamos por aqui sobre a necessidade de olhar para o ambiente escolar por uma nova perspectiva, mais moderna e prática. Nesse sentido, a área de recreação pode ser uma grande aliada. Acompanhe e saiba mais!
Cuidados especiais na área de recreação
Ambientes recreativos devem proporcionar momentos de lazer e descontração, sem deixar necessariamente o cunho educativo de lado. Para garantir ali o bom desenvolvimento das atividades, é fundamental providenciar medidas de segurança.
Se o espaço for reservado para crianças pequenas, de até 5 anos, por exemplo, é preciso lembrar que muitas ainda estarão na fase de engatinhar ou de dar os primeiros passos. Assim, é necessário providenciar pisos antiderrapantes, mas que não tenham texturas que possam machucar a pele, mais frágil, dos pequenos. Além disso, apoiadores e brinquedos com pontas arredondadas devem ser providenciados.
Iluminação, acústica, conforto térmico e ergonomia também ser providenciados de acordo com a proposta do ambiente e da permanência nele.
A evolução do conceito de aprendizagem
Muitos estudos e pesquisas são constantemente realizados na área da educação, mas só recentemente direções e corpos docentes têm demonstrado interesse em reavaliar os projetos de Arquitetura Escolar devido às mudanças de comportamento, linguagem e estímulos que abrangem os estudantes.
Em uma teoria conhecida como sociointeracionismo, por exemplo, o autor Lev Semenovich Vygotsky afirma que o contexto social é essencial para a experiência de aprendizagem. Por isso, a troca que a área de recreação possibilita entre os estudantes deve ser considerada um fator-chave no ambiente escolar.
Projeto arquitetônico como extensão do planejamento escolar
A interação entre os educadores, com todo seu know-how, com relação à experiência cognitiva e de desenvolvimento dos alunos, somada às soluções provenientes de um projeto arquitetônico, pode fazer toda a diferença no processo de ensino-aprendizagem. Isso porque, a partir de condições físicas adequadas, torna-se possível realizar as atividades de modo produtivo, seguro e saudável.
A missão da escola, suas ideologias pedagógicas e características específicas podem ser potencializadas quando a Arquitetura estabelece um diálogo tão profundo com o planejamento que é capaz de se transformar em uma ferramenta educativa, apta a gerar identidade, confiança e desenvolvimento humano.
Por isso, é muito importante que o projeto capte a essência da instituição e lhe ofereça caminhos que viabilizem suas propostas únicas.
A DABUS ARQUITETURA conta com um time especializado, com experiência e expertise para apresentar as melhores ideias e soluções. Entre em contato e entenda melhor como podemos ajudar!
Fonte: AECweb, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, aU, Portal Educação.