Se cada empresa possui uma cultura, formato e necessidades diferentes, o que deve ser considerado ao definir a organização e distribuição do espaço? Veja dicas de como definir o layout do escritório.
Entenda como definir o layout do escritório
Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Hansgrohe Brasil.
Como definir o layout do escritório?
Anote algumas dicas importantes e invista no conforto e satisfação dos colaboradores, bem como na eficiência de cada setor:
1. Decida pela melhor dinâmica
Invista no modelo de layout certo para um melhor aproveitamento, organização e funcionalidade do escritório da sua empresa. Confira alguns tipos:
- ► Tradicional: Um escritório tradicional segue o conceito de hierarquia, ou seja, é montado conforme os cargos de cada ocupante.
- ► Modular: Proporciona maior particularidade aos colaboradores, com divisões que visam distribuir clientes e visitantes conforme seus interesses.
- ► Open Space: Neste layout o espaço é totalmente aberto, sem divisões, onde o acesso dos funcionários ao ambientes é flexível e a comunicação é facilitada.
2. Fique atento ao mobiliário
A definição do layout do espaço corporativo também deve considerar o mobiliário que será adotado. É necessário que esses dois fatores estejam em harmonia, pois as dimensões inadequadas dos móveis para o local onde serão destinados podem comprometer, por exemplo, o fluxo de movimentação e todo o conforto dos ocupantes.
3. Seja realista
Qual é metro quadrado disponível para o seu negócio? Que tipo de configuração poderia tirar o melhor proveito dele?
A dica é não insistir em uma ideia ou projeto que prejudique as potencialidades em mãos, mesmo que elas sejam reduzidas. Talvez, adotando outro layout seja possível estabelecer condições mais produtivas para a equipe. Faça boas escolhas a partir de uma análise sensata sobre o real cenário apresentado.
4. Atenda as necessidades de cada setor
Além das necessidades próprias da natureza do seu negócio, cada setor requer uma atenção especial. O layout adotado na Arquitetura Corporativa deve permitir que todos trabalhem com atenção, conforto e disposição. Algumas áreas podem requerer maior nível de concentração, enquanto outras funcionam melhor a partir de uma interação mais contínua.
5. Uma questão de linguagem
Escritórios diferentes falam línguas diferentes. Os departamentos se conversam de maneiras distintas. Alguns são mais criativos, outros mais analíticos, por exemplo. Qual é o seu DNA?
A cultura organizacional propicia, assim, uma visão da configuração espacial que melhor pode atender as suas demandas. É fundamental considerar esse fator para que a Arquitetura Corporativa possa reforçar os pontos positivos da empresa.
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