Não se trata apenas de reduzir gastos: com o uso da iluminação natural dentro do escritório toda a equipe sai ganhando a partir da criação de um ambiente mais estimulante, saudável e produtivo. Afinal, o organismo humano depende da atuação do sol.
Se na sua empresa essa é uma realidade distante, este é o momento de rever o cenário. Com algumas medidas simples é possível adaptar a Arquitetura Corporativa para um melhor aproveitamento desse recurso da natureza. Confira 6 ideias!
1. Janelas e portas de vidro
Além de favorecerem uma estética moderna, sofisticada e charmosa, as janelas e portas de vidro permitem a incidência solar de maneira mais ou menos abundante, conforme as necessidades em cada espaço. A utilização de recursos como cortinas, brises, persianas e painéis prismáticos permitem controlar os níveis de claridade e calor desejados.
Projeto de mode:lina para a Opera Software | Fonte: Archello.
2. Áreas abertas
A integração de ambientes internos com áreas abertas é capaz de proporcionar uma conexão maior da equipe com o mundo exterior de modo que os membros possam desfrutar de momentos de relaxamento, trabalho moderado e contato com a natureza, incluindo a luz do sol.
Projeto de Rapt Studio para a Fullscreen | Fonte: Office Snapshots.
3. Jardim de inverno
Prédios corporativos também podem explorar os benefícios dos jardins de inverno. Eles são uma ótima opção para agregar valor a partir dos apelos estéticos que oferecem, da aproximação com elementos naturais e da abertura à iluminação natural que exigem.
Projeto de office of mcfarlane biggar architects + designers para a TELUS | Fonte: CANN Design.
4. Iluminação Zenital
A claridade que vem do alto pode ser a saída perfeita para empresas que não dispõem de espaço suficiente para janelas maiores. Dentro do conceito de Iluminação Zenital pode-se escolher diferentes modelos de painéis envidraçados, tais como o átrio, a cúpula, a claraboia e os sheds.
Projeto de Peldon Rose para a Nicoll Curtin | Fonte: Officelovin.
5. Bay Window
Herança da Arquitetura Vitoriana, as Bay Windows são aquelas janelas projetadas “para fora” da fachada. Além de concederem uma iluminação mais generosa, elas também propiciam a ilusão de amplitude do espaço, o que é excelente para os pequenos escritórios.
Projeto de Homepolish para a Pluck PR | Fonte: Homepolish.
6. Cores claras
A aplicação de cores claras, seja nas paredes ou no mobiliário, contribui para preencher os espaços com mais claridade, uma vez que essas tonalidades refletem com maior intensidade a luz que entra pelas janelas e portas. Invista nesse recurso!
Projeto da DABUS ARQUITETURA para a agência RED | Fonte: DABUS.com.br.
VEJA TAMBÉM:
+ Iluminação no ambiente corporativo: Muito mais que uma questão estética
+ 5 aplicações com vidro para ambientes corporativos
+ 5 benefícios da iluminação natural para sua empresa
Quer uma empresa iluminada da maneira correta? Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e fique por dentro de como a nossa equipe pode desenvolver o seu projeto de Arquitetura Corporativa.
Referências: Hometeka, EcoDesenvolvimento.