Por que usar carpete no piso do seu escritório?
Data: 03/08/2016

Escritórios acarpetados são conhecidos por parecerem sofisticados e sérios. Grandes organizações utilizam esse revestimento de modo a conferir-lhe um aspecto “clássico”, imponente e sóbrio. Mas, embora essas características possam ser mantidas, hoje existe uma ampla variedade de cores, texturas, tecnologias e padrões que permite aplicar os carpetes de maneiras variadas na Arquitetura Corporativa.

Disponíveis tanto em rolos como em placas, eles contam com especificações que devem ser respeitadas em consideração às particularidades de cada ambiente e projeto. Os materiais de fabricação mais comuns são a poliamida (náilon) e o polipropileno. Mas outras opções podem ser encontradas sem muita dificuldade. O ideal, aliás, é priorizar as soluções personalizadas!

Apesar da inegável elegância que os carpetes conferem aos espaços, muitos preferem recorrer a outros tipos de pisos devido à precipitada opinião de que os pelos ou fibras geram poeira e alergia. No entanto, como foi dito, atualmente é possível desfrutar de produtos com novas tecnologias, que resolvem com eficiência questões como essa.

Confira na sequência 5 vantagens dos carpetes para escritórios (observe os ambientes de inspiração!).

Conforto

Além de proporcionarem um clima mais aconchegante – que é perfeito para receber os clientes -, os carpetes oferecem uma sensação mais confortável no contato com o chão, uma vez que as fibras amenizam a tensão dos pés e das articulações ao caminhar.

arquitetura-corporativa-piso-carpete-conforto

Projeto de Superellips para a TransferWise | Fonte: Tekero.

Isolamento térmico

O revestimento acarpetado ajuda a manter a temperatura do local (fria ou quente), funcionando como um isolante térmico que proporciona economia de energia para a empresa.

arquitetura-corporativa-piso-carpete-isolamento-termico

Projeto de Mokaa para a FreshMail | Fonte: Retail Design Blog.

Isolamento acústico

O isolamento acústico é outro benefício apresentado. Isso porque o carpete consegue não só atenuar os ruídos na superfície (estalar de salto alto, barulhos provocados por quedas e arrastar de móveis, por exemplo), como também absorver sons que se propagam pelo ambiente (música, vozes e toque de telefone, por exemplo). Essa absorção pode ser até 10 vezes maior do que a oferecida por outros tipos de piso.

arquitetura-corporativa-piso-carpete-isolamento-acustico

Projeto de M Moser Associates para a Wipro Digital | Fonte: Office Snapshots.

Segurança

Sim, as fibras contribuem para a segurança no escritório graças a sua capacidade de reduzir acidentes, como escorregões e tropeços, e de minimizar os efeitos de possíveis quedas, tanto de pessoas quanto de objetos.

arquitetura-corporativa-piso-carpete-conforto

 Projeto de Oktra para a Virtual1 | Fonte: Officelovin.

Proteção contra poeira

Ainda que alguns vejam os carpetes como um inimigo das pessoas alérgicas, a verdade é que eles ajudam a diminuir consideravelmente a carga de poeira fina presente em uma sala, ao contrário do que fazem os chamados “pisos duros”. Somado a isso, existem produtos desenvolvidos com materiais especiais, que potencializam ainda mais a ação antialérgica.

arquitetura-corporativa-piso-carpete-poeira

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Bausch + Lomb Brasil | Fonte: DABUS.com.br.

VEJA TAMBÉM:

+ O isolamento e o conforto acústico na Arquitetura Corporativa

+ O papel do piso na Arquitetura Corporativa

+ Por que usar piso vinílico no escritório

Descubra as melhores aplicações para o seu espaço de trabalho. Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos desenvolver o seu projeto de Arquitetura Corporativa.

Compartilhe este post