Em todo e qualquer tipo de empresa equipamentos como computadores, impressoras, projetores e telefones são indispensáveis para garantir a alta produtividade do trabalho. Todos já estão acostumados com essas tecnologias, o que não significa, porém, que elas possam ser integradas de qualquer jeito dentro do escritório.
Além de manter a ordem com propósito funcional, é preciso pensar no impacto estético da disposição dos aparelhos eletrônicos. Cabos e fios aparentes, assim como o excesso de itens, podem gerar não só uma impressão negativa, como também desconforto e distração nos ocupantes.
Desse modo, é fundamental prever um planejamento detalhado sobre essa questão, apontando sistemas, mobiliários e outras soluções que permitam manter um layout clean, belo e eficiente.
Veja a seguir 5 dicas para que os equipamentos tecnológicos não prejudiquem o lado estético da Arquitetura Corporativa.
1. Prefira mesas com sistema de tomadas
Tanto nas estações de trabalho, quanto nas salas de reunião, as mesas com sistema de tomadas são os modelos ideais para a execução das atividades de maneira prática e ordenada. Em geral, elas contam com caixas de tomadas e aberturas para a passagem de cabeamento.
Projeto de Homepolish para a Paperless Post | Fonte: Office Snapshots.
2. Chame a atenção para outros elementos
Aplicar uma cor vibrante na parede, inserir um objeto com design diferenciado ou mesmo espalhar plantas pelo ambiente são ótimos métodos para desviar a atenção dos aparelhos dispostos. A ideia é que outros elementos mais interessantes captem o olhar do usuário, fazendo com que monitores e outros componentes passem despercebidos.
Projeto de Mokaa pra a FreshMail | Fonte: Officelovin.
3. Escolha computadores do mesmo modelo
Ao padronizar os modelos dos computadores, o espaço parece mais profissional e organizado.
Projeto de Woodhouse Workspace para a The British Polio Fellowship | Fonte: Woodhouse Workspace.
4. Providencie uma sala de teleconferência
Ao invés de ter fios e acessórios espalhados por todos os lados para poder realizar teleconferências, o caminho mais indicado é providenciar uma sala específica para esse tipo de operação. Ali todos os recursos podem ser distribuídos e arrumados de modo permanente, evitando o rearranjo sempre que necessário.
Projeto in-house da Agigen | Fonte: Officelovin.
5. Aposte no open space
Um espaço grande e aberto faz dos equipamentos tecnológicos apenas mais um elemento do cenário. Ou seja, eles deixam de ser o foco da atenção, porque há outros detalhes a observar.
Projeto de Coll Coll e Bubble para a Bubble | Fonte: Czechcrunch.
Priorize o projeto de Arquitetura Corporativa da sua empresa e garanta a ordem e a produtividade no seu local de trabalho. Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos te ajudar!