2016 já bate à porta e nesse momento nada mais natural do que relembrar experiências e projetar expectativas. É impossível dizer o que futuro nos reserva, entretanto, observando tudo o que aconteceu até aqui é possível identificar alguns pontos fortes, que devem se estabelecer com um destaque ainda maior no ano seguinte.
No universo da Arquitetura Corporativa uma tendência bastante evidente é a estética industrial, com seus elementos brutos e tonalidades acinzentadas. Para ambientes com layout open space essa orientação é muito bem-vinda, pois amplia a versatilidade do local para novos ajustes.
LEIA TAMBÉM: Possibilidades criativas do open space na Arquitetura Corporativa.
Em contrapartida a esse aspecto contundente, desponta o Estilo Escandinavo, que migrou principalmente das residências para os escritórios, deixando-os mais leves e iluminados. Seu design minimalista e suas tonalidades claras contribuem para oferecer aos colaboradores uma rotina de trabalho menos estressante.
LEIA TAMBÉM: Arquitetura Corporativa em estilo minimalista.
Propostas da Arquitetura Corporativa 2016
Confira a seguir essas e outras apostas para os ambientes corporativos em 2016.
1. Cinza
O cinza pode ser totalmente neutro, como também ter uma presença marcante em tonalidades mais escuras. Versátil e sofisticado, ele tem uma característica industrializada, que converge justamente com a próxima tendência (a ser comentada). Porém, o cinza de 2016 não vem monótono ou desinteressante. Combinado a outras cores pontuais, ele cria ambiências cheias de personalidade.
Projeto de Box Studios para a Stack Exchange| Fonte: Officelovin.
2. Estilo Industrial
Com piso de cimento queimado, tubulações aparentes e materiais rústicos, o visual importado das indústrias se fortalece cada vez mais na Arquitetura Corporativa, isso porque ele possibilita inúmeras configurações e adaptações, que podem ser orquestradas de acordo com as necessidades sempre mutantes das empresas.
Projeto de PLY Studio para a Geometry Global | Fonte: Office Snapshots.
3. Estilo Escandinavo
Neutralidade e naturalidade são valores latentes no Estilo Escandinavo, que valoriza o minimalismo, a clareza e a luminosidade, sobretudo, vinda do sol. Materiais com aspecto mais orgânico também compõem essa proposta, assim como detalhes na cor preta. Uma das grandes vantagens observadas é a criação de um clima ameno, capaz de reduzir as ansiedades dos ocupantes.
Projeto de Mona Bijoor para a JOOR| Fonte: Officelovin.
4. Padrões geométricos
Desenhos geométricos estão em todos os cantos, mas sua presença pode ficar muito mais perceptível em ilustrações, papéis de parede, azulejos e outros revestimentos. É essa a ideia que deve conduzir boa parte dos projetos para escritórios no ano que vem. O interessante é que esses padrões podem assumir uma proposta tanto compenetrada e elegante, quanto jovem e descontraída. Tudo vai depender das cores utilizadas, do suporte apresentado e do design em questão.
Projeto de Identity Design para a Tribal DDB | Fonte: So You Know Better.
5. Fun Design
Com espírito jovem e colorido, o Fun Design aproveita referências do mundo POP para criar interfaces descontraídas, ousadas e contemporâneas. Devido às longas jornadas de trabalho, essa tendência promete “aliviar” a tensão nas companhias com seu peculiar toque de humor.
Projeto de Area Sq para a Virgin Media| Fonte: Officelovin.
Seu escritório está preparado para 2016?
Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e fique por dentro das soluções para a Arquitetura Corporativa da sua empresa.