É nas estações de trabalho que o dia a dia produtivo da empresa acontece em maior volume e intensidade. A maneira como a equipe está alocada, além de todos os equipamentos essenciais ao desenvolvimento das tarefas, faz toda a diferença para o cumprimento dos prazos e a qualidade das soluções apresentadas.
Somado a isso, nesse ambiente de profundas responsabilidades, é indispensável que haja um convívio agradável, no qual os indivíduos se respeitem e também se divirtam, afinal, boa parte de seu tempo é vivenciado dentro desse universo.
Mas sem um escritório planejado com cuidado e foco em resultados, fica difícil garantir uma alta produtividade, assim como o bem-estar dos ocupantes. Tudo está ligado às condições do local que abriga as pessoas e as operações do negócio. Por isso não tem como diminuir o impacto da Arquitetura Corporativa. Pelo contrário, é muito mais inteligente saber aproveitá-la como um agente que conduz aos objetivos almejados.
4 dicas para um escritório mais estimulante
Confira a seguir algumas providências que não podem faltar dentro da sua empresa. Isso se você quiser que ela se torne realmente mais confortável…
1. Deixe a luz entrar
A iluminação natural não só preenche melhor o ambiente, como também confere nova vida ao interior das edificações. Com ela, os colaboradores tendem a ficar mais atentos e com uma disposição maior para enfrentar a jornada de trabalho. Outro benefício indiscutível é redução de gastos gerada na conta de energia.
Projeto da Homepolish para sua sede em Nova York, Estados Unidos | Fonte: Office Snapshots.
2. Não esconda o verde
As plantas limpam e umidificam o ar, tornando-o mais saudável à respiração. Além disso, elas colorem o cenário, tornando a composição mais sofisticada. É importante destacar também que o contato do homem com a natureza, por mais sutil que seja essa experiência, é fundamental ao seu desenvolvimento.
Projeto de Dani Arps agency para escritório da agência digital Day One Agency em Nova York, Estados Unidos | Fonte: Dani Arps.
3. Garanta a ergonomia
Cadeiras, mesas e outros itens do mobiliário afetam diretamente a saúde dos usuários. Se esses componentes não estirem adequados aos padrões de ergonomia uma série de dores, cansaço e estresse incidirão sobre a equipe. Consequentemente o clima ficará insustentável e todo processo produtivo será deturpado. Logo, a escolha dos móveis corporativos deve seguir critérios rigorosos que visem assegurar o conforto de todos os membros.
Projeto de Jack Debartolo para sede da VSCO em Oakland, Estados Unidos | Fonte: Officelovin.
4. Deixe o trabalho menos cinza
Salas fechadas e austeras só servem para intimidar os ocupantes, sobretudo se elas forem escuras ou completamente monocromáticas. A aplicação das cores é um ponto de grande relevância para determinar o tipo de disposição que será cultivado no local. Para manter o bom humor, recomenda-se mesclar tonalidades mais alegres, ainda que seja em pontos específicos ou comedidos. Isso vale mesmo em estações que precisem manter um alto índice de concentração.
Projeto de Morgan Lovell para escritório do software ThoughtWorks em Londres, Inglaterra | Fonte: Office Snapshots.
Não se preocupe em como solucionar as equações espaciais em seu escritório. Deixe esse trabalho por conta da equipe especializada da DABUS ARQUITETURA.
Para saber como podemos te ajudar, basta entrar em contato conosco agora mesmo.